Case Study — Oficina de Olaria e Azulejaria de Tomar

Beatriz Duarte
5 min readJun 15, 2021

Cenário

Devido à pandemia, o governo português decidiu apoiar pequenas e médias empresas a se tornarem digitais. O governo está a disponibilizar um programa orçamental para que as empresas possam criar uma plataforma digital de modo a agilizar os seus negócios. Cada pequena e média empresa decidiu contratar diferentes designers para se considerarem várias propostas em experiências de UX/UI.

A Oficina

Situada no Convento de São Francisco em Tomar, a Oficina de Olaria e Azulejaria conta com a colaboração de sete artesãs, as quais trabalham de forma independente nas áreas da olaria e da azulejaria.

A Oficina tem uma característica muito própria. Derivado do facto de ser um espaço aberto aos visitantes, é-lhes possível ver como os trabalhos são executados, o que permite aos visitantes a possibilidade de comprarem uma recordação, feita ou não na hora, caso assim o desejarem.

A preservação da arte e tradição, bem como a promoção da cidade de Tomar são os valores pelos quais a Oficina se rege.

Devido à pandemia, a Oficina foi severamente afetada ao nível financeiro, uma vez que o negócio é suportado pelo turismo e pela venda de artigos. Além disso, a Oficina apresenta uma comunicação digital fraca, dificultando assim a divulgação dos seus produtos.

O projeto

Com o objetivo de se maximizar o negócio propôs-se a criação de um website, uma vez que é através dos websites que na maioria das vezes os clientes têm o primeiro contacto com as marcas.

O website tem como objetivo principal oferecer aos seus utilizadores um canal de comunicação dedicado, permitindo, de uma forma rápida e dinâmica:

  1. A divulgação e promoção dos bens e serviços oferecidos pela Oficina (workshops, forno comunitário e a venda de artigos);
  2. Facilitar os procedimentos para a inscrição nos workshops;
  3. A comercialização dos produtos comercializados pela Oficina;
  4. Apoiar o comércio local.

Happy Path

Antes de se começar a desenvolver o protótipo do website, começou-se por se criar um happy path, o qual consiste num cenário onde toda a experiência do utilizador corre como planeado, ou seja, não ocorrem erros durante o seu percurso e o utilizador tem uma boa experiência na utilização da interface.

O happy path é constituído pela descrição dos passos mais importantes que o utilizador tem de fazer até completar o seu percurso, apresentando ainda as funcionalidades de cada passo.

Desta forma, optou-se por se fazer o happy path dos workshops, sendo que o protótipo que se desenvolveu foi baseado neste flow.

Happy Path dos Workshops

Sketches

No papel, começou-se por se idealizar a estrutura do website, bem como o user flow definido no happy path.

Alguns dos esboços

Mood board

De seguida, procedeu-se a uma pesquisa visual a fim de se delinear a estética mais indicada para a Oficina.

O objetivo de uma mood board consiste em conseguir-se captar a essência da marca através de imagens.

Mood Board

Style Tiles

Para complementar a mood board, conceberam-se os style tiles.

Foi neste passo que se definiu a estética a adotar, incorporando elementos de design como a tipografia, a iconografia, as cores e os botões.

Style tiles

Wireframes · Mid-Fidelity

Depois de se definirem os style tiles, o website começou a ganhar forma.

Na imagem abaixo é possível observarmos alguns ecrãs dos wireframes, sendo que a ação principal é a de encontrarmos um workshop.

É de notar que alguns dos ecrãs apresentados na imagem sofreram alterações.

Wireframes em Mid-Fidelity (alguns ecrãs)

Wireframes · High-Fidelity

Tendo como base os wireframes já elaborados bem como os style tiles, desenvolveram-se os wireframes em high-fidelity, como é possível observar na imagem abaixo.

Wireframes em High-Fidelity (alguns ecrãs)

Foi com base nestes wireframes que se partiu para a realização do protótipo com interações. Sendo que a user flow testada foi a seguinte:

1) Encontrar a Lista dos Workshops— 2) Escolher um Workshop — 3) Fazer a inscrição no Workshop

Testes de Usabilidade

Para testar o protótipo desenvolvido a partir dos wireframes em high-fidelity, contou-se com a participação de seis utilizadores.

Os testes tiveram como como objetivos:

  • Testar a forma como é que o utilizador encontra a lista de workshops;
  • Testar os filtros da página dos workshops;
  • Testar o processo de inscrição de um workshop.

De forma a conseguir atingir os objetivos definidos, dividiu-se o teste em duas áreas para serem testadas, sendo que se deram aos utilizadores duas tarefas para serem cumpridas, designadamente, na primeira área a ser testada a lista dos workshops e os filtros, e na segunda área o processo de inscrição num workshop.

Resultados dos testes

As opiniões dos participantes foram no geral positivas.

Acolheram-se diversos comentários positivos em relação à paleta de cores escolhida, e por todo o processo ter sido rápido e intuitivo.

Aspectos Positivos:

  • Todos os utilizadores afirmaram que foi muito fácil encontrar a lista dos workshops e que os filtros rápidos foram uma grande ajuda na sua experiência. Também referiram que o botão de inscrição no workshop foi intuitivo

Aspectos Negativos:

  • O botão dos filtros não foi perceptível para todos os utilizadores, sendo que um deles afirmou que não percebeu que podia clicar no botão.
  • No processo de inscrição do workshop um dos utilizadores referiu ter sentido a falta do botão de retroceder quando se encontrava na página para o início da sessão, como no momento do check out.

Embora os resultados dos testes se tenham revelado de um modo geral positivos, procurou-se considerar os aspectos menos positivos e que atrás foram mencionados, pelo que alguns desses elementos foram sujeitos a alterações.

Alterações que foram feitas

  • A categoria “crianças” foi adicionada aos filtros rápidos;
  • O botão dos filtros passou a ter um hover;
  • Um botão de retroceder foi adicionado nas páginas de iniciar sessão e no check out;
  • O botãovoltar para a lista dos workshops — passou a ter mais destaque.

Protótipo final

É possível explorar e experimentar o protótipo desenvolvido no figma aqui!

Obrigada pela leitura!

Beatriz Duarte (nº 12908)
Comunicação Multimédia
Ano letivo de 2020/2021
Profª Martina Rando

--

--